Cart

{{ successMessage }}
{{item.orderingCode}}
Qty: {{ item.quantity }}
{{currencySymbol}}{{item.pricing.totalPrice | intlNumber('en-US','USD')}}
Subtotal ({{totalQty}} {{totalQty === 1 ? "item" : "items"}}):
{{currencySymbol}}{{cartSummary.total | intlNumber('en-US','USD')}}
TEST SITE
You will not be charged yet.
Solução da Xylem soluciona trans-bordamentos em estação elevatória

Solução da Xylem soluciona trans-bordamentos em estação elevatória

As fortes chuvas e a obstrução das bombas estavam causando transbordamentos frequentes na estação elevatória de Fairwood, em Hot Springs, Arizona (EUA). Uma solução da Xylem que conta com a premiada tecnologia N das bombas da Flygt e uma bomba Godwin Dri-Prime de reserva passarão a manter a estação em pleno funcionamento, mesmo durante quedas de energia.

A cidade de Hot Springs realizou uma grande reestruturação em sua infraestrutura municipal de águas residuais, a qual atende a 23 mil clientes e exige manutenção nos mais de 900 km de seus condutos por gravidade e forçados. O objetivo da reestruturação foi implementar um programa de manutenção mais proativo e tratar dos problemas decorrentes das restrições de capacidade e do envelhecimento dos equipamentos. O projeto incluiu a remodelação completa da estação elevatória de Fairwood.

Os quase 22 milhões de litros que passam por dia pela estação elevatória de Fairwood, uma das 76 grandes estações do sistema de Hot Springs, estavam causando problemas frequentes de transbordamento. A estação sofria principalmente durante as fortes chuvas ou quando as bombas ficavam obstruídas devido aos produtos “descartáveis” cada vez mais comuns, como cabeças de espanadores, panos de limpeza e toalhas desinfetantes. Esses produtos podem se acumular na extremidade dianteira do rotor da bomba e formar um emaranhado, reduzindo a eficiência da bomba e até mesmo causando uma paralisação completa.

Rotores autolimpantes e resistentes à obstrução

Uma vez que a concessionária de serviços públicos de Hot Springs já obteve muito sucesso com o alto desempenho das bombas N da Flygt instaladas em outros pontos do sistema de tratamento, as bombas N também foram escolhidas para a nova estação de Fairwood. A estação foi equipada com as bombas Flygt dos modelos NP-3231/765N da Xylem. As bombas submersíveis de 335 HP (250 kW) serão operadas por variador de velocidade e foram projetadas para uma capacidade de 4.050 GPM (galões por minuto) cada.

A premiada tecnologia N das bombas incorpora rotores resistentes à obstrução desenvolvidos para lidar com os detritos contidos nas águas residuais de maneira mais eficiente do que as outras bombas, com a combinação de um rotor autolimpante e uma fenda de alívio incorporada à voluta da bomba.

As extremidades dianteiras posicionadas horizontalmente do rotor fornecem desempenho hidráulico e eficiência energética superiores, com a autolimpeza dos materiais fibrosos transportados no fluxo das águas residuais para longe da extremidade dianteira do rotor da bomba.

Proteção e controle em tempo real

O novo controlador de estação Flygt MultiSmart também fornecerá controle e proteção em tempo real, além de opções de histórico e de comunicação. O sistema de monitoramento de bombas Flygt MAS 711 instalado registra as ativações e interrupções da bomba, a vibração da bomba, o uso de energia e a qualidade da energia de estação, bem como as temperaturas dos rolamentos e das vedações da bomba.

O sistema calculará e registrará o fluxo diário de entrada e de saída da estação em galões por dia. Todas essas informações estarão disponíveis para a cidade, de modo que será possível o monitoramento e a análise delas, permitindo uma melhor operação das bombas e a determinação mais fácil das causas de qualquer problema futuro.

Sistema de reserva durante quedas de energia

O possível impacto ambiental dos transbordamentos de esgoto sanitário na estação de Fairwood exigia um sistema de reserva que continuaria funcionando durante uma queda de energia. O gerente de operações de campo da concessionária de serviços públicos, Bobby Harris, juntamente com o engenheiro de projeto, Jerry Williams, que é diretor da consultoria de engenharia local, Engineers, Inc., escolheu a Godwin Dri-Prime como a unidade de bomba reserva para a estação de Fairwood.

Movida por um motor de gás natural de 425 HP (317 kW), a bomba HL250M DBS funcionará em uma base sobre a superfície adjacente do poço úmido. A bomba para trabalhos pesados se adaptou bem à missão de ser a reserva devido à sua característica autoescorvante e à sua capacidade de lidar com as condições de alta pressão de descarga e de elevação da sucção na nova estação de Fairwood, a qual teve suas dimensões reprojetadas para acomodar as exigências de aumento de fluxo.

“A disponibilidade de uma conexão de gás natural no local eliminará os riscos de gelificação do diesel envelhecido no tanque de combustível do gerador, bem como o potencial para derramamento de combustível que poderia atingir o córrego nas proximidades”, disse Harris. “Também reduzirá os custos com combustível da cidade durante uma interrupção das bombas submersíveis”, acrescenta.

por Simon